Conserto de Atuador Comelec
Quando ninguém mais consegue consertar não desista, estou aqui para ajudar. Faço o serviço para você a preço justo. Conserto Atuador Comelec em qualquer situação aberto ou fechado. Sou especialista em Eletrônica e Projetos de Peças Mecânicas, formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos com ampla experiência em diversas áreas de conhecimento. Não sou mecânico. Projeto e Desenvolvo equipamentos eletrônicos e mecânicos muito mais sofisticados. Trabalho atualmente com projeto e industrialização de Antenas de Microondas, sistemas RFID e Leitores Laser. Começei a consertar essa peça porque possuo um C4 e um dia apresentou problema. Como é uma peça com eletrônica embarcada não aceitei enviar para pseudotécnicos pois já sabia o que ia acontecer, e depois teria que gastar um bom valor adquirindo essa peça nova. Como possuo conhecimento, máquinas CNC e equipamentos eletrônicos para realização de testes resolvi consertar e depois ajudar as pessoas com meu tempo livre. Conheço a fundo o funcionamento deste elemento do veículo. Tudo pode ser consertado.
Comelec é o nome do sistema todo que controla o câmbio, fabricante é a empresa DURA. A peça chama-se Atuador do Câmbio. Tem pessoas que acabam inventando nomes como por exemplo Robozinho. Esse nome Robozinho é o mais comum.
Conserto seu Atuador Comelec , incluso tenho para fornecer quase todas as pecas necessárias. Se tiver perdido peças o valor individual de cada peça é orçada para a aprovação do cliente. O valor máximo de cada peça é R$150,00. Fabricamos a peças em alumínio e aço para aquelas que estiverem quebradas ou extraviadas. Se o problema for eletrônico, também consertamos sem nenhum problema.
Se quer consertar então você tem que enviar a peça e quando chegar, realizamos o conserto e devolvemos em seguida.
O que ocorre com o Atuador?
O Atuador Comelec pode apresentar problemas em quase todas as partes, mas o principal problema que recebemos aqui é a tentativa frustrada de conserto por pessoas inabilitadas que acabam por piorar a situação ao tentar realizar o reparo. Se não fosse isso seria um pouco mais simples.
Muitas vezes chegam peças nessa situação e temos que consertar.
Invariávelmente quando se tenta abrir o atuador, vai quebrar essa placa verde abaixo:
Também alguns tentam remover a alavanca com uma Makita na tentativa de preservar a placa eletrônica, mas depois é terrível para colocar de volta.
Das peças que houveram tentativas de conserto que já chegaram aqui, já apareceram os seguintes: resina de dentista, Dente de Animal, Durepoxi, Araldite, Corte e Solda do braço do atuador, Destruição da Placa de Circuitos, Perda de Peças, Encaixe errado, Destruição do Motor. Na foto abaixo uma adaptação bem diferente que foi tentada.
Abaixo uma peça que depois de retirada a alavanca algum mecânico tentou soldá-la e fez ao contrário.
Um dos principais problemas é o braço do atuador que não fixa a marcha. Você coloca em qualquer posição do câmbio e o atuador não realiza a mudança da marcha.
Quando esta peça quebra a engrenagem gira solta ( fica mole a alavanca). Então as pessoas desmontam e tentam fabricar peças usando materiais inadequados como abaixo:
Alguns mais parecem dentes que acabam soltando.
A Terrível Remoção da Alavanca:
Esse removeu a alavanca e acabou destruindo um componente ( rachadura) vital. Provavelmente deve ter dado umas marteladas.
Como funciona quando estão faltando peças?
Nesse caso desenho a peça e nosso centro de usinagem faz uma peça mecânicamente similar com durabilidade superior.
Fazemos os desenhos das peças no SolidWorks e depois o sistema CAM gera os códigos G para que o caminho da fresa realize o corte do material.
No final a peça fica pronta e precisa ser removida do material base.
As outras peças também são feitas pelo mesmo processo. Mudamos somente o material quando necessário. No caso da peça do Eletroíma ela vai encaixada e depois um parafuso para travamento na posição exata.
Dessa forma obtemos um resultado excelente e que é muito difícil de falhar.
Comparando com a peça original, no caso do alumínio não vai quebrar.
Também no caso da alavanca perdida, faço a alavanca nova com as mesmas características da original.
Na foto abaixo podemos ver que a peça foi fabricada em 07-01-2008 e já estava com a idade avançada.
Na prática, dentro do Comelec tem um redutor excêntrico e o travamento é feito por pino acionado por um eletroímã.
A indicação de posição da alavanca é feita por dois transistores de efeito hall microprocessados programado na indústria DURA. Essa programação é específica para cada um dos sensores. Não é possível usar um sensor danificado para substituição. Eles geram pulsos que variam conforme a posição. Na posição máxima da alavanca, um estará gerando pulsos maiores. Eles são posicionados de forma oposta de tal forma que o sinal de um deles tem o tempo complementar do outro. Dificilmente ocorre problema na parte eletrônica mas pode ocorrer durante a desmontagem que tem que ser realizada com máximo cuidado para não destruir a placa de circuitos e os componentes. Posso demorar até 2 dias úteis devolver, normalmente em 24 horas.
O pagamento é feito pelo Mercado Pago ou depósito bancário. O frete de retorno não está incluso no valor da mão-de-obra. Se estiver faltando peças é feito o orçamento depois que o Atuador Comelec estiver aqui, sem surpresas.
Abaixo postei alguns vídeos nossos no YouTube para você conhecer o trabalho.